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Primeiro do país na movimentação de congelados e o segundo na movimentação de contêineres, o Porto de Itajaí movimenta 5% da balança comercial do Brasil e mais de 70% da balança comercial de Santa Catarina. Para o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, a conclusão das obras coloca o município em uma nova etapa de crescimento.
“A importância deste porto está mais que comprovada, tudo que se investe aqui tem resultados positivos. Com a inauguração do berço 4, o porto está na sua plenitude, com a dragagem do canal feita, com a dragagem de manutenção contratada e com outras obras já em andamento, que colocam o nosso porto num momento muito privilegiado”, destaca o prefeito.
Volnei ainda mencionou que em breve a área primaria do porto será ampliada em 40%. O investimento municipal será feito com recursos da compra do terreno do Centro Integrado de Saúde (CIS), que pertencia à União. Outros R$ 5 milhões também foram investidos em equipamentos que irão tornar o Porto de Itajaí um dos mais modernos do país.
“A plenitude de atendimento se reflete em competitividade, porque aumentamos o número de embarcações que podem ser recebidas ao mesmo tempo e a atividade portuária, que está em 25 mil contêineres por mês. Com os berços prontos prevemos aumentar ainda mais essa movimentação”, pontua o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
O cais do Porto de Itajaí foi afetado pela enchente de 2008 e precisou receber diversas obras de reconstrução, adequação e reforço. Os berços 3 e 4 foram os últimos a serem concluídos – as obras chegaram a ser paralisadas pela empresa responsável em 2016, sendo retomadas apenas em julho de 2017. Com a finalização, o cais passa a ter 1.047 metros de extensão para receber até quatro navios simultâneos.
Plano de concessões
Durante a cerimônia, o Ministério da Infraestrutura anunciou a inclusão do Porto de Itajaí no plano de concessões prioritárias do Governo Federal, o que irá viabilizar novos investimentos. A intenção é que se discutam em conjunto os termos de uma nova licitação internacional, na qual os encargos para a empresa vencedora irão definir o tempo de concessão.
“O Porto de Itajaí é a bola da vez, vamos prever recursos para se somar a essas obras. É prioridade do governo e vai figurar no sistema de concessões”, garantiu o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
Bacia de Evolução
A draga que concluirá a primeira etapa da Bacia de Evolução (draga BACKHOE), foi outro destaque da inauguração. Atracado em frente ao berço 4, o equipamento impressionou os presentes e, em breve, vai retomar os trabalhos para conclusão da obra. O aditivo de R$ 40 milhões que permitiu a finalização da primeira etapa da bacia será custeado pelo Município de Itajaí.
Quando for concluída, a Bacia de Evolução vai permitir que a cidade receba navios de até 400 metros de comprimento.
Saiba mais
Após a enchente de 2008 que colapsou o berço 2 e reconstruído pelo Governo Federal, a gestão do Porto de Itajaí foi motivada a reconstruir, adequar e reforçar seu cais, isso para evitar possíveis danos nas suas estruturas dos berços 3 e 4 em caso de forte correnteza no Rio Itajaí-Açu E também permitindo atender a demanda da nova frota de navios full contêiner acima de 300 metros de comprimento que estão cada vez mais presentes na costa brasileira.
O berço 3 teve sua entrega no dia 18.12.17 e o berço 4, com Ordem de Serviço 20.02.2014 e retomada em julho de 2017, com sua entrega ao dia 17.06.19.
As obras de realinhamento e reforço dos berços 3 e 4 foram executadas com recursos do Governo Federal (Termo de Compromisso nº SEP/011/2011), o qual repassou R$ 161 milhões para execução das obras e contratação de empresa de assessoria à fiscalização, sendo iniciadas em 2014.
Com a finalização das obras em 2019, o Porto de Itajaí passa a ter quatro berços, somando 1.047 metros de extensão e permitindo a atracação de navios com 336 metros de comprimento, previstos para atracar ainda em 2019, quando for concluída a obra da Nova Bacia de Evolução.
Dragagem de manutenção
Para assegurar o recebimento de navios acima de 300 metros de comprimento, o Porto de Itajaí, através de investimentos próprios de cerca de R$ 1 milhão, realizou a dragagem do Berço 4, o mantendo apto operacionalmente.
Defensas e cabeços de amarração
Através de investimentos próprios no valor de R$ 2.095.000,00, o Porto de Itajaí abriu edital para aquisição de defensas e cabeços de amarração, sendo adquiridos e instalados 12 conjuntos no berço 4.
Especificações técnicas
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