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O projeto foi apresentado ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do porto de Santos, em reunião fechada na semana passada.
O empreendimento teria 7,5 quilômetros e levaria três anos para ser entregue. Como se trata de uma obra nova, não prevista no contrato de concessão da Ecovias, empresa do grupo Ecorodovias, ensejaria o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato com a agência reguladora do governo de São Paulo, a Artesp.
Conforme o Valor apurou, o mais provável é que, se o empreendimento for aprovado, o reequilíbrio se dê via concessão de prazo adicional ao contrato da Ecovias. O controle da Ecorodovias é da Primav, de propriedade dos grupos de infraestrutura CR Almeida e do italiano Gavio.
Na apresentação, a Ecovias destacou que a ponte vai eliminar o gargalo logístico para escoamento de cargas no porto de Santos e que também é opção de mobilidade urbana, gerando “benefício para cerca de 1,8 milhão de moradores da Baixada Santista”.
A transposição do canal de navegação do porto que separa Santos e Guarujá seria na altura da Ilha Barnabé, ligando a rodovia Anchieta, no Km 64, à rodovia Cônego Domênico Rangoni, no km 150.
A velocidade operacional e de sinalização seria de 80 quilômetros por hora na extensão da ponte e de 40 quilômetros por hora nas alças de acesso à estrutura. O vão principal da ponte teria 85 metros de altura e 325 metros de largura entre os pilares.
Entre as principais vantagens do empreendimento a Ecovias destacou “maior fluidez e agilidade no escoamento de cargas, redução pela metade no tempo médio de viagem, diminuição de gases de efeito estufa”.
Hoje a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas e por rodovia.
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