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Nesse caso, o fator localização é substituído pelo tipo de navegação realizado. Dessa forma, temos que o Porto de Santos, o principal do País, é um complexo marítimo, uma vez que recebe embarcações de linhas oceânicas. E o mesmo pode ser dito do Porto de Manaus, que, apesar de estar às margens de um rio, também é marítimo.
Atualmente, há 37 portos públicos, administrados pelo Governo Federal (através das companhias docas, empresas controladas pela Secretaria Nacional de Portos, órgão do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil), ou delegados a municípios, estados ou consórcios públicos.
A área desses portos é delimitada por ato do Poder Executivo, segundo art. 2º da Lei nº 12.815, a atual Lei dos Portos, de 5 de junho de 2013.
Em relação às competências da Secretaria, segundo as atribuições definidas no art. 65 da Lei nº 12.815/13, há mais quatro portos fluviais delegados a estados ou a municípios.
Neste levantamento, destaca o Ministério dos Transportes, há ainda as Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (denominadas IP4), que são geridas diretamente pelo Ministério. Atualmente, são reconhecidos 122 portos fluviais com esta classificação
Tratam-se de unidades construídas para favorecer a movimentação de cargas e passageiros em áreas distantes, atendidas pelo transporte fluvial (embarcações de navegação interior). Atuam como instrumentos de desenvolvimento regional, apresentando características próprias de operação, normas e regulamentação.
Segundo levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a maioria das IP4 está concentrada no Pará e no Amazonas. Mas há também unidades em Rondônia, Roraima e Maranhão.
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