Notícias
Ajustar texto:

Federação

Legislação Previdenciária

  • IN 45 INSS
  • IN 77 INSS
  • IN 69 INSS

Legislação Trabalhista

PORTO EM AÇÃO DE TRIAGEM LEVA INFORMAÇÃO E CIDADANIA PARA 300 CAMINHONEIROS NOS PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA
Por: Agência de Notícias do Paraná
Postado em: 25/05/2016 as 14:02:47

A ação integrada também prestou serviços, como exames de sangue e pressão e corte de cabelo. Ao longo do dia, os motoristas participaram de palestras de conscientização e educação ambiental e receberam sacos de lixo para o caminhão.

Entre os temas abordados pelas equipes de educação ambiental estavam a importância do monitoramento do lacre das bicas dos veículos - para evitar furtos ou derramamento de cargas - e a correta destinação dos resíduos da viagem e da carroceria.

“Neste mês, intensificamos nossas atividades de orientação ao caminhoneiro quanto ao respeito às regras de trânsito e os cuidados com a manutenção dos caminhões. São dicas que dão mais segurança a eles mesmos e a todos os outros elementos do trânsito”, afirmou o diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

O motorista Anderson Potresky, de Toledo, aprovou a iniciativa. “São muitos caminhões de muitas cidades que chegam aqui todos os dias e nem sempre todos estão com a revisão em dia ou que costumam dirigir com cautela. É sempre bom orientar qual deve ser a conduta correta”, disse Potresky .

BLOQUEIO DE CAMINHÕES - O material de divulgação da campanha Maio Amarelo, distribuído durante a ação integrada, informa que o não cumprimento das normas mencionadas poderá resultar no bloqueio da entrada do veículo no cais do Porto.

Desde setembro de 2015, a Appa restringe o acesso aos cais para os motoristas que descumprem as regras de tráfego no Porto e as normas de trânsito.

“Queremos evitar acidentes, evitar a poluição das ruas e avenidas e garantir o cumprimento das normas previstas em área alfandegada. Todos saem ganhando com o cumprimento das regras”, explicou Dividino.

A Unidade Administrativa de Segurança Portuária é responsável pela fiscalização dos veículos que transitam no cais. Ao todo, 116 veículos já tiveram a sua entrada no Porto de Paranaguá bloqueada. Entre os motivos para o bloqueio estão excesso de velocidade na área interna do porto, estacionar em local proibido, ausência de Equipamento de Proteção Individual (EPI), documentação irregular e incompleta, desacato aos funcionários da Appa, vazamento de carga, não portar a Solicitação de Entrada do Veículo (SEV) e entrar na área alfandegada com acompanhante em veículo de transporte de carga (norma da Receita Federal).

O primeiro bloqueio ocorre por um período de 15 dias. Caso o veículo seja reincidente na ocorrência, o bloqueio passar a valer por 30 dias. Em caso de danos aos equipamentos da Appa, o veículo só é desbloqueado após a confirmação da recuperação da avaria.

Durante o período de bloqueio, ao tentar descarregar no Porto, o sistema de controle de acesso identifica pela placa qual é a situação do veículo e não autoriza a entrada.

Cerca de 800 caminhões transitam pelo cais do porto e outros 2,5 mil veículos passam pelo Pátio de Triagem todos os dias.

PORTO EM AÇÃO - O Porto em Ação é uma atividade realizada mensalmente no Porto de Paranaguá com o objetivo de levar serviços aos motoristas e orientá-los sobre suas responsabilidades e cuidados que devem tomar ao transitar pela cidade de Paranaguá.




termos MPT/PGT

Acesso Restrito

  • Balancetes
  • Prestação de Contas
  • Atas

Sindicato dos Estivadores






contato : 61 3224.1599 / 3323.2242
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTIVADORES
SCS - QUADRA 01 BLOCO "G" SALA 506 - EDIFICIO BARACAT
CEP 70309-900 - BRASILIA/DF
SIGA-NOS
© 2015 FNE - Todos os direitos reservados.