Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017

Porto Pontal mantém investimentos para 2016
Por: Ieme Comunicação
Postado em: 12/01/2016 as 01:33:07

O Paraná está prestes a ganhar o mais moderno terminal portuário brasileiro. Localizado em uma área de mais de 600 mil m² na cidade de Pontal do Paraná, o Terminal Portuário Porto Pontal vai contar com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do país, e deve gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.

O Porto Pontal será também o primeiro do país a operar sobre trilhos.Enquanto os demais portos utilizam o sistema RTG (rubber tyre gantry), o de Pontal - a exemplo dos grandes portos europeus, como o Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam - vai ser equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança.

Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o novo terminal portuário vai ampliar em 55% a capacidade portuária do Paraná, que passaria de 45 para 70 milhões de toneladas.“O Paraná é o único estado de todo o Brasil que possui apenas um terminal de contêineres e o novo terminal portuário surge para, juntamente com Paranaguá, oferecer uma gama maior de serviços e atrair mais cargas para estado, fortalecendo-o como um importante polo portuário”, explica Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal. “Enquanto, nos últimos oito anos, Santa Catarina recebeu três novos terminais - em Navegantes, Itapoá e Imbituba - o Paraná permaneceu estagnado. O novo porto vem para tornar este cenário mais dinâmico e para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, completa.

Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 km do alto-mar. Com cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, a profundidade permanente do calado é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações.

A primeira etapa da obra do Porto Pontal, com finalização prevista para o segundo semestre de 2017, envolverá a implantação de dois terços da estrutura total do terminal e possibilitar a movimentação de 700 mil TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit - refere-se à Unidade Equivalente de Transporte, que possui um tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés). Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de TEUs, com 56 RMG, 10 portêineres e 80 terminal tractors.\\\"Será um grande avanço no setor portuário. Mesmo com todas as dificuldades que o Brasil enfrenta, Porto Pontal simboliza a confiança que temos no futuro do país\\\", garante Salcedo.