Notícias
Ajustar texto:

Federação

Legislação Previdenciária

  • IN 45 INSS
  • IN 77 INSS
  • IN 69 INSS

Legislação Trabalhista

Pérola fica sem proposta e União pode retomar terminal
Por: Jornal Valor
Postado em: 26/11/2018 as 15:48:12

"O fato de dar vazio não quer dizer que a licitação não ocorreu", disse um interlocutor sob sigilo.

 

As principais sócias da Pérola são as empresas Nutrien, Ultrabulk e Rodrimar - a última pediu na Justiça a dissolução da sociedade, após ser envolvida no inquérito sobre supostas irregularidades na edição do Decreto dos Portos, em 2017. O pedido de dissolução ainda não foi julgado.

 

A taxa de referência que baliza a rentabilidade (Wacc, na sigla em inglês) do negócio foi fixada em 8,03% - a mesma das últimas concorrências de portos. Nos leilões anteriores de portos, que também não tiveram propostas, a principal razão para a falta de interessados foi o Wacc considerado baixo. O edital foi lançado em julho.

 

No início do mês o governo decidiu aumentar o Wacc dos próximos projetos de portos para entre 8,75% e 10,02%, dependendo do empreendimento que for licitado. A expectativa é que o governo, ao relançar o edital para arrendamento da área, ajuste para cima o Wacc. A tendência é que o leilão fique agora para 2019.

 

A área do arrendamento é de 29,3 mil metros quadrados e seria destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente fertilizantes e sais. Pelo edital, o prazo contratual seria de 25 anos, com investimentos mínimos previstos de R$ 219,5 milhões. O critério para definir o vencedor seria o maior valor de outorga a ser pago ao poder concedente. A capacidade anual de movimentação foi fixada em 3,6 milhões de toneladas. Em um cenário de expansão do terminal, a oferta dinâmica anual do empreendimento passaria a ser de 4 milhões de toneladas.




termos MPT/PGT

Acesso Restrito

  • Balancetes
  • Prestação de Contas
  • Atas

Sindicato dos Estivadores






contato : 61 3224.1599 / 3323.2242
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTIVADORES
SCS - QUADRA 01 BLOCO "G" SALA 506 - EDIFICIO BARACAT
CEP 70309-900 - BRASILIA/DF
SIGA-NOS
© 2015 FNE - Todos os direitos reservados.