Terminais privados se unem para criar pool para dragagem
Por: Portos e Navios
Postado em: 24/10/2018 as 15:00:00

A proposta é reunir representantes de Terminais de Uso Privado (TUP) interessados em fazer parte da iniciativa, além de empresas que operam com serviços no setor. “Temos uma necessidade urgente de aumentar a produtividade operacional e reduzir os custos da logística portuária nos terminais portuários brasileiros públicos e privados. As obras de dragagem são fundamentais para garantir esses objetivos”, afirma o diretor da Thetis Consult, Thierry Dor.

Segundo ele, a supressão da frota nacional de dragas, a partir da abertura do mercado, fez com que os terminais portuários enfrentassem sérias dificuldades para a negociação dos serviços de dragagem. Em geral, os terminais firmam contratos durante a passagem de dragas estrangeiras na costa brasileira, mas nem sempre as condições econômicas e operacionais são as mais favoráveis. A idéia do pool de terminais é negociar, de forma mais forte e qualificada, com empresas estrangeiras que atuam no país.