Chibatão terá que fornecer cestas básicas e água a famílias atingidas por vazamento
Por: D24AM
Postado em: 11/09/2018 as 13:34:29

O acidente aconteceu no dia 27 de agosto, quando o órgão de controle ambiental determinou o embargo imediato da área portuária da empresa. A J.F de Oliveira informou ao Ipaam que 1,8 mil litros de óleo tipo ‘Filoi’ vazaram da embarcação, que atingiu 10 quilômetros de mancha do produto no Rio Negro e se espalhou pelos igarapés Mauá e Aleixo, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste.

De acordo com o presidente do Ipaam e secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Marcelo Dutra, a medida também obriga a empresa de navegação a promover a recuperação de pintura e limpeza de embarcações e flutuantes atingidas pelo óleo. Ele disse que a notificação é apenas para minimizar os prejuízos causados aos moradores, não suspende o embargo da área e não substitui multa pelo crime ambiental, que deverá ser aplicadas nos próximos dias.

Segundo Dutra, desde o dia do acidente, o Ipaam está realizando trabalhos de monitoramento na área atingida e mensurando os danos ambientais para servir de base para o cálculo da multa.