Iniciado processo para certificação internacional de segurança portuária
Por: Ascom Codesa
Postado em: 25/04/2018 as 15:14:22

Na quinta-feira (19), aconteceu reunião entre membros da Coordenação de Segurança Portuária (COSNIP) do Porto de Vitória e da Sagres. Esta empresa é credenciada pela CONPORTOS para realização das auditorias nos portos de Vitória, Capuaba e Ferro-Gusa.

O serviço de segurança da Codesa passará por três etapas: Primeira - Realização de Auditoria nas Instalações, na qual serão analisados os acessos ao cais (Vitória, Capuaba e Gusa) apontando as possíveis deficiências de segurança com elaboração de um estudo de avaliação de risco; Segunda – Elaboração do Plano de Segurança Pública Portuária, quando serão reunidas e organizadas as propostas elaboradas na avaliação de risco; Terceira – início das intervenções necessárias para implementação das medidas de segurança, incluindo a realização de treinamentos, simulados e exercício.

A partir desta etapa, o Porto de Vitória se tornará apto para ser auditado pela CONPORTOS e CESPORTOS/ES para fins de obtenção da Declaração de Cumprimento (DC), documento que demonstra aos organismos internacionais que a instalação portuária é segura, pois adota todos os procedimentos previstos no ISPS Code.

O credenciamento internacional é vital e imprescindível para o recebimento regular de navios, sendo uma exigência de todos os países membros da IMO (Organização Marítima Internacional).