Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019

Dragagem no Porto de Maceió vai custar R$ 35 milhões, diz ministro
Por: Gazeta Web
Postado em: 07/03/2018 as 11:36:19

Após atender as condicionantes da Marinha do Brasil, o serviço de dragagem deve ser iniciado até o dia 19 de março. Ainda de acordo com Quintella, os ganhos para a região serão expressivos. Isso porque, após a dragagem, espera-se um aumento de 20% a 30% na movimentação de cargas, o que proporcionará redução de custos e maior rapidez nas operações dos navios graneleiros, que vão passar da média atual de 40 mil toneladas por porte bruto (TPB) para até 60 mil.

Além da dragagem, o Porto também já conta com orçamento de mais de R$ 42 milhões. O recurso será utilizado na construção do terminal de passageiros e numa série de obras com vistas a melhorias operacionais, que, reforça Quintella, modernizarão a infraestrutura portuária. "Em um curto espaço de tempo, vamos melhorar a condição operacional e permitir que o Porto volte a atrair investimentos, retomando a sua competitividade e, assim, contribuindo para o desenvolvimento do estado, além de gerar novos empregos", comemorou.

OBRAS

A obra tem previsão de três meses de duração e será executada pela draga Niña, tipo Hopper, que faz a sucção do material para a cisterna da embarcação e o posterior descarregamento de sedimentos. A draga, fabricada em 1994, possui comprimento de 89,6 metros, 18,4 metros de largura e 3,6 metros de calado.

Cada ponto do Porto terá uma meta de calado a ser atingida. Dentro da bacia de evolução, a previsão é de que o calado passe dos 9,5 metros atuais para 11 metros. Para o berço, a expectativa é de que o ganho seja de quatro metros (de 5 para 9).

O Terminal de Açúcar, por sua vez, passará dos atuais 5 metros para 10,5 metros. Na obra, também será utilizado o tipo de draga backhold, que utiliza uma retroescavadeira e armazena os sedimentos em uma barcaça para disposição em outro local. Já o volume estimado a ser dragado é de mais de um milhão e cem mil metros cúbicos de sedimentos.

O PORTO

Em 2017, o Porto de Maceió movimentou 1,97 milhões de toneladas (67,02 % exportações e 32,98% importações). O porto é o maior exportador de açúcar da região Nordeste e tem capacidade de escoar quatro milhões de toneladas por ano.

Sua estrutura conta com oito berços de acostagem, adequados para a realização de operações de carga ou descarga de mercadorias, abastecimento e movimentação de passageiros e suprimentos. O canal de acesso, por sua vez, tem 120 metros de largura. Além disso, cinco armazéns, sendo quatro externos e um interno, compõem o Cais Comercial.

O Porto funciona ininterruptamente, ou seja, durante os sete dias da semana, 24 horas por dia.

After falling in replica handbags love with Beatrice,gucci replica handbag Pierre immediately worked hard. In 2009, after dropping out of college, he took over a hermes replica handbags construction company founded handbag replica by his father and became a replica handbags major shareholder. Later he became the vice president of the Monaco Yacht Club. Personally, it has reached 50 million US dollars.

FEDERA??O NACIONAL DOS ESTIVADORES
? 2015 FNE - Todos os direitos reservados.