Portos esperam por investimentos bilionários e novas concessões
Por: Folha de SP
Postado em: 05/12/2017 as 19:04:34

Empresas ligadas ao setor de portos também fazem planos para ampliar a capacidade e modernizar operações.

Os modais são interdependentes. Se o volume de cargas nos trens aumentar, os portos precisarão se adequar.

A integração é tão importante que o leilão da Norte-Sul, previsto para o segundo semestre, só deve acontecer em 2018 porque o governo precisou garantir uma saída da carga transportada para o mar e entrar em acordo com concessionárias que conectam a ferrovias a portos para avançar com o processo.

O PPI, programa federal para fomentar investimentos em infraestrutura, tem 10 projetos portuários em andamento. Do total, com previsão de R$ 5,819 bilhões de investimentos, oito foram concluídos com o equivalente a R$ 1,32 bilhão.

O setor deverá investir em torno de R$ 23 bilhões nos próximos cinco anos entre modernização, ampliação e novos projetos, segundo José Di Bella, diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários.

"A relação entre ferrovias e portos é umbilical, é quase um sistema único, em especial quando se fala em exportações", explica.

Fabrizio Pierdomenico, sócio da consultoria Agência Porto, lembra que pode haver descompasso entre crescimento de ferrovias e capacidade dos portos se não houver celeridade na publicação dos editais para novas concessões e na renovação de contratos. "Investimentos bilionários devem sair do papel assim que a parte burocrática for resolvida".