Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017

Condic: Novos projetos devem incrementar importações em Suape
Por: Ascom Suape
Postado em: 09/10/2017 as 15:09:28

Durante a reunião, foi anunciada a concessão de incentivos fiscais para 11 empresas importadoras que já podem se instalar ou ampliar suas operações no Estado, gerando uma importação anual de R$ 489 milhões. “Pernambuco pode aumentar em até 30% a sua importação se passar a receber e distribuir esses produtos na região, o que consolidaria o Estado como polo logístico”, comentou em entrevista ao Diario de Pernambuco o presidente da AD/Diper, Leonardo Cerquinho.

De acordo com as diretrizes adotadas, as empresas importadoras que obtiveram as autorizações já podem começar as atividades imediatamente, gerando renda e maior arrecadação para o Estado, já que recebem benefícios fiscais no Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), com a isenção de no mínimo 47,5% para as importadoras.

Ainda segundo Cerquinho, atualmente Pernambuco já consome produtos importados trazidos de outros Estados e depois distribuídos pelo Brasil. “Só em 2016, R$ 1 bilhão em produtos foram importados pelo Sul/Sudeste e encaminhados para Pernambuco. Quando isto acontece, o Estado acaba não recebendo impostos como o ICMS, perde em movimentação portuária e deixa de aumentar sua rede logística. A ideia é atrair essas empresas e arrecadar para Pernambuco”, complementou Cerquinho à Folha de Pernambuco.

Entre as propostas de importação aprovadas, destaque para a uruguaia Conaprole, que pretende ampliar sua carteira e trará produtos como leite em pó desnatado, soro de leite em pó e composto lácteo. A empresa pretende movimentar anualmente mais de R$ 124 milhões. “Estes produtos já eram importados do Uruguai por outro Estado. Só ganhamos com essas operações”, comentou, Cerquinho.

Outra importante aposta de movimentação de produtos no Porto de Suape é a empresa Siqueira Campos Importação e Distribuição Ltda, que tem como carro-chefe a comercialização de pneus. A empresa pretende movimentar em importação mais de R$ 195 milhões anualmente. As duas devem utilizar Suape como porta de entrada dos produtos.

Porto de Suape - De janeiro a agosto de 2017, o Porto de Suape movimentou 14.596.750 toneladas de cargas. Desse total, 3.485.260 milhões de toneladas foram de mercadorias importadas. O montante restante diz respeito as operações de cabotagem com 9.506.153 milhões de toneladas e, 1.028.682 milhões de toneladas de exportações.