Notícias
Ajustar texto:

Federação

Legislação Previdenciária

  • IN 45 INSS
  • IN 77 INSS
  • IN 69 INSS

Legislação Trabalhista

Antaq aprova ampliação da Decal em Suape, orçada em R$ 282,9 milhões
Por: Portos e Navios
Postado em: 22/06/2017 as 16:27:08

O texto segue agora para a Secretaria Especial dos Portos (SEP), onde será sancionado. De acordo com Jorge Lemos, administrador geral da Decal no Brasil, o segundo semestre de 2017 servirá para conseguir todas as licenças de construção e instalação do empreendimento. “Iremos iniciar a contratação e a elaboração do projeto executivo e, em paralelo, iremos agilizar todo o processo necessário para obter as licenças de construção e instalação do projeto com os órgãos anuentes. A previsão é iniciar as obras em janeiro de 2018, gerando mais de 200 empregos durante a construção”, comentou.

 

A expansão contemplará o erguimento de oito novos tanques de armazenamento dos produtos. O atual terminal da Decal tem 12 tanques e capacidade de armazenar 156 mil metros cúbicos de granéis líquidos. Com a expansão, a empresa passará a ter capacidade de comportar até 391,8 mil metros cúbicos. "Chegamos em Suape em 2001 e iniciamos as operações em 2005. Agora, começamos um novo momento em nossa história, com o aumento de capacidade e de performance, fazendo com que a empresa atinja outro patamar de operação e logística, atendendo aos mais rígidos padrões internacionais", comentou, Jorge.

 

A Decal atende o mercado local e parte do mercado do Norte e Nordeste. O principal cliente da empresa em Suape é a Petrobras. “Existe uma considerável demanda reprimida em relação ao armazenamento de granéis líquidos. Essa autorização não poderia vir em melhor hora”, reforçou Jorge.

 

Suape ocupa a primeira colocação na movimentação de granéis líquidos entre os portos públicos do Brasil e é responsável pelo abastecimento de combustíveis em todo o Norte e Nordeste. No primeiro semestre de 2017, os granéis líquidos foram responsáveis por 72% de toda a movimentação do atracadouro, com 3,85 milhões de toneladas e incremento de 6% ante 2016. "Esse investimento aumentará a chegada de navios ao Porto de Suape, o que irá refletir no crescimento da movimentação dos granéis líquidos que é o principal produto movimentado por Suape. Ganha a empresa e ganha a operação do porto", comentou Marcos Baptista, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.

 

Outros investimentos

 

Em fevereiro, a empresa Pandenor Importação e Exportação, também instalada no Porto de Suape, anunciou o investimento de R$ 70 milhões para a ampliação do seu parque de tancagem. A empresa está construindo oito novos tanques de armazenagem de granéis líquidos, para aumentar sua capacidade em 60 mil metros cúbicos.

 

Após a expansão, o terminal da Pandenor terá capacidade para armazenar 122 mil metros cúbicos de combustíveis líquidos. As obras já foram iniciadas e devem ser concluídas em julho de 2018. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União, em janeiro, no mesmo ato que prorrogou, antecipadamente, o contrato de arrendamento da Pandenor com Suape por mais 25 anos, expirando agora em janeiro de 2044.




termos MPT/PGT

Acesso Restrito

  • Balancetes
  • Prestação de Contas
  • Atas

Sindicato dos Estivadores






contato : 61 3224.1599 / 3323.2242
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTIVADORES
SCS - QUADRA 01 BLOCO "G" SALA 506 - EDIFICIO BARACAT
CEP 70309-900 - BRASILIA/DF
SIGA-NOS
© 2015 FNE - Todos os direitos reservados.