Segunda-Feira, 18 de Mar?o de 2019

Terminal é o primeiro no Porto de Santos, SP, a receber certificação OEA
Por: G1
Postado em: 29/05/2017 as 17:09:00

Trata-se de uma certificação internacional disputada por firmas que atuam no segmento logístico, aduaneiro e portuário em todo o mundo. Ele atesta que a empresa possui "baixo rico" nas atividades e que ela também segue todas as normas alfandegárias para evitar eventuais irregularidades no comércio exterior.

Segundo o auditor-fiscal André Trajano, representante da OEA na Alfândega do Porto de Santos, a Embraport passa a ser observada como uma "parceira da aduana brasileira". "Também é uma facilitadora do processo aduaneiro. Garante ainda a máxima segurança na cadeia logística internacional", explica.

De acordo com a Organização Mundial das Aduanas (OMA), uma empresa com esse certificado integra um padrão internacional. O documento também atesta que a firma visa inibir o terrorismo, garantir a segurança na arrecadação de receitas com impostos e promover a facilitação do comércio em nível mundial.

Trajano explica que uma empresa OEA está apta a receber benefícios de aduanas estrangeiras, na existência de acordos com o Brasil. Segundo ele, na medida em que os operadores passam a ser considerados de "menor risco", torna-se mais rápida a liberação de mercadorias. É um ganho de eficiência para o mercado.

"Este é um processo novo no país, e por isso, ainda não conseguimos mensurar os resultados. Além disso, acreditamos que os benefícios do programa só serão totalmente aproveitados quando toda a cadeia logística do Porto de Santos passar a ser OEA", fala o gerente comercial da Embraport, Bruno Ferretti. O terminal localiza-se na margem esquerda.

Ao todo, foram necessários nove meses para que Embraport pudesse receber a validação do Fisco. Nesse período, o terminal teve que adequar processos e levantar informações. "Também é uma conquista muito importante para Santos e para as empresas que dependem do porto para movimentação de cargas", avaliou.

Porto de Santos

Ainda segundo Trajano, seis outras empresas pleiteiam receber o mesmo certificado no Porto de Santo. A confidencialidade impede que elas sejam divulgadas. Em média, após constatado a admissibilidade, elegibilidade e a segurança da companhia, o certificado é emitido entre 90 a 180 dias e deve ser publicado no Diário Oficial.

Atualmente, 84 empresas possuem esta certificação no Brasil, sendo apenas três operadores portuários - além da Embraport, em Santos, dois outros operadores portuários em Santa Catarina, segundo o Fisco. O programa é de adesão voluntária e o certificado deve ser renovado periodicamente pelo órgão.

After falling in replica handbags love with Beatrice,gucci replica handbag Pierre immediately worked hard. In 2009, after dropping out of college, he took over a hermes replica handbags construction company founded handbag replica by his father and became a replica handbags major shareholder. Later he became the vice president of the Monaco Yacht Club. Personally, it has reached 50 million US dollars.

FEDERA??O NACIONAL DOS ESTIVADORES
? 2015 FNE - Todos os direitos reservados.