Ter?a-Feira, 23 de Abril de 2024

SUAPE LANÇA PROJETO COM FOCO NOS PEQUENOS PRODUTORES
Por: Ascom Suape
Postado em: 03/02/2016 as 16:45:06

Em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (AD Diper), Suape visa integrar a cadeia logística, promovendo encontros, apresentações e reuniões entre as entidades envolvidas, como armadores, agentes de carga, terminais e portos de destino. Em contrapartida, está sendo solicitado aos armadores propostas formais de fretes subsidiados para mercados potenciais, por no mínimo 12 meses, que serão oferecidos aos produtores do estado e região para o escoamento das cargas pelo Porto de Suape. Para articular essa rede exportadora, a AD Diper, com apoio da Fiepe e do Sebrae, está identificando um conjunto de pequenos exportadores com cargas compatíveis e interesse em exportar para um determinado destino.

O trabalho foi iniciado em dezembro do ano passado, com a realização de reuniões com empresas que formam essa cadeia e captação das propostas. Mais de 30 empresas do setor (entre armadores, agentes de cargas e representantes de terminais de cargas) já foram envolvidas e receberam formulário em que puderam propor sugestões e novas ideias para consolidar ainda mais a iniciativa. Reuniões periódicas com esses atores serão realizadas permitindo o andamento da ação e facilitando a comunicação entre os envolvidos no projeto.

Para articular a Rede Exportadora, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, apresentou oficialmente, ontem (1/02), o Projeto para integrantes da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), engajando esse público estratégico no apoio ao Projeto. “Queremos criar uma rede organizada onde o pequeno produtor seja beneficiado de fato. Queremos o seu produto chegando ao destino final mais rápido e com menos custos. A união das empresas vai fazer desta ideia uma realidade produtiva e rentável para todos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Thiago Norões.

Etapas do Projeto de Consolidação de Cargas - Serão necessárias quatro etapas para o desenvolvimento do PCCE. Primeiro serão identificados, os pequenos exportadores com cargas compatíveis e esses serão capacitados para operar no mercado externo. Em seguida, as mercadorias e os destinos serão identificados e passados para a cadeia logística. O terceiro passo será a definição dos custos, prazos e as datas de embarque para a mercadoria. Por último, as cargas serão entregues no terminal de destino e todo o gerenciamento de despacho aduaneiro e documentações necessárias ao produto, que serão concentrados no agente de carga envolvido no processo. Durante um ano, as entidades governamentais envolvidas darão suporte às operações. Depois deste período, é esperado que as negociações ocorram, diretamente, entre exportadores e a cadeia logística.

EXPORTAÇÕES EM SUAPE

Ao longo de 2015, o Porto de Suape embarcou 1 milhão de cargas para portos internacionais. Os países que mais receberam cargas embarcadas em Suape foram Antilhas Holandesas, Holanda, Argentina, Itália e Espanha. Cargas conteinerizadas, óleo combustível, óleo bruto de petróleo, açúcar e óleo diesel foram as principais mercadorias exportadas.