Ter?a-Feira, 22 de Janeiro de 2019

Movimentação de cargas cresce 21% no Porto de Suape em março
Por: JC Online
Postado em: 03/05/2017 as 19:37:32

Esse último reflete um aquecimento da economia, o que é uma boa notícia.

As cargas exportadas por Suape registraram um crescimento de 206% no seu volume, comparando março último com o mesmo mês de 2016. Por Suape, saíram 151,5 mil toneladas em março deste ano contra as 49,4 mil toneladas registradas em março de 2016. “Os veículos e combustíveis lideraram esse aumento”, explica o diretor de gestão portuária do Porto de Suape, Paulo Coimbra. A exportação de granéis líquidos – incluindo os combustíveis, químicos e derivados de petróleo – cresceu 690% em março último, comparando com o mesmo período do ano passado. “Uma parte desse aumento se deu em movimentações pontuais que ocorrem dependendo do controle de estoque de quem está comprando. É muito natural uma empresa comprar mais combustível num determinado momento que o preço está mais em conta”, explica.

Paulo argumenta que a movimentação dos granéis líquidos no Porto foi impactada pelo aumento de produção da Rnest. Até fevereiro de 2016, a Rnest tinha uma licença para processar cerca de 70 mil barris de petróleo por dia. “Em março de 2016, essa quantia foi ampliada para 100 mil barris, o que lógico não ocorreu de imediato. No entanto, agora, isso fez diferença”, lembra.

“Também contribuíram para o aumento das exportações a quantidade de veículos exportados e isso fez parte da estratégia da fábrica da Jeep de Goiana”, afirma Paulo.

CONTÊINERES

Os contêineres mostraram desempenho positivo de 30% na quantidade alcançando 37,3 mil unidades. A carga conteinerizada alcançou 446,5 mil toneladas com uma alta de 17% em relação a março de 2016. Dentro dos contêineres são movimentados autopeças, matéria-prima para alimentos, alimentos, vidros, entre outros. As importações realizadas por Suape tiveram um crescimento de 17%, passando de 497,8 mil toneladas em março de 2016 para 582,9 mil toneladas no terceiro mês deste ano.