Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017

Governo anunciará 55 novas concessões em energia, transportes e saneamento
Por: Reuters
Postado em: 07/03/2017 as 15:52:19

Segundo essa mesma fonte, além dos novos contratos, serão ainda anunciadas as renovações de 12 concessões de ferrovias e terminais portuários.

Entre os contratos de ferrovias cujas renovações deverão ser anunciadas está o da ALL Malha Paulista, hoje controlada pela Rumo.

O governo anunciará ainda a abertura de estudos para analisar o que fazer com os contratos de três rodovias que estão perto de vencer, como a concessão da rodovia Presidente Dutra, atualmente a cargo da CCR.

O anúncio de terça-feira inclui ainda a concessão de um trecho catarinense da BR-101 e de terminais portuários em portos como Itaqui (MA) e Paranaguá (PR).

A mesma fonte disse que o governo pretende antecipar para abril o lançamento do edital de concessão do projeto da Ferrogrão, ferrovia paralela à BR-163 que liga o Mato Grosso ao Pará e que será uma alternativa para o escoamento de grãos pelos portos do Norte do país.

A ideia inicial do governo era lançar esse edital no segundo semestre do ano, mas trabalha para antecipar o cronograma tendo em vista os prejuízos milionários dos exportadores de soja causados pelo atoleiro que paralisou o fluxo de caminhões da BR-163 no mês passado.

As concessões de projetos de infraestrutura são uma das principais apostas do governo do presidente Michel Temer para atrair investimentos ao país e viabilizar a execução de obras em um momento de ajuste dos gastos públicos.

Em setembro do ano passado foi lançada a primeira rodada do programa, com o anúncio de 35 projetos.