Greve de caminhoneiros afetou embarques em Santos em abril, diz MDIC
Por: Agência Estado
Postado em: 08/09/2015 as 03:40:06

A greve dos caminhoneiros e o incêndio que atingiu tanques de combustível no Porto de Santos (SP) contribuíram para a queda nas exportações no mês de abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. No mês passado, as vendas ao exterior recuaram 23,2%. Com isso, o saldo comercial brasileiro registrou um superávit de US$ 491 milhões em abril - resultado de exportações de US$ 15,156 bilhões e importações de US$ 14,665 bilhões.

De acordo com o diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Herlon Brandão, as chuvas, que impediram principalmente o embarque de mercadorias a granel, também influenciaram o resultado, assim como a safra tardia da soja neste ano. "Esse é o segundo mês com superávit neste ano, o que era esperado no comportamento sazonal da balança comercial", afirmou.

Para Brandão, apesar da safra recorde de soja e da estimativa de se exportar um volume inédito da commodity esse ano, o aumento do volume embarcado não deverá ser suficiente para compensar a queda de preço do grão no mercado internacional. Em relação a abril do ano passado, o preço da soja caiu 32,7%.

"O minério de ferro também deve ter volume recorde exportado em 2015, mas a queda de preço dessa commodity também não será compensada pelo volume vendido", acrescentou. No caso do minério a queda de preço é de 51,6% na comparação anual. "O preço do minério de ferro está melhorando mas, ao persistir a recuperação vamos sentir a melhora (na balança) só em junho", completou.

Apesar de comentar que a valorização do dólar em relação ao real tem efeito positivo para os exportadores brasileiros, Brandão afirmou que o ministério ainda não tem dados suficientes para estimar o tamanho desse impacto. Ele destacou que a volatilidade da moeda ainda atrapalha em parte o setor exportador. "É necessária uma estabilidade no câmbio para que os exportadores tenham previsibilidade. No agregado ainda não é possível perceber efeito do câmbio nas exportações", completou.

Mesmo nesse cenário, o ministério continua apostando em um superávit comercial em 2015. No acumulado do ano até o fim de abril, a balança continua no vermelho, com déficit de US$ 5,066 bilhões. As exportações somaram US$ 57,931 bilhões nos primeiros quatro meses desse ano e as importações totalizaram US$ 62,997 bilhões. No ano passado, o déficit no primeiro quadrimestre foi maior, de US$ 5,573 bilhões.

Houve queda nas exportações para todos os principais blocos econômicos no primeiro quadrimestre. O recuo foi mais acentuado para a Ásia (23,8%), principalmente por causa da queda de 31,6% nas vendas para a China. O resultado para o país asiático foi influenciado principalmente pela queda no preço do minério de ferro e das vendas de soja em grão.

Até abril, a balança comercial com a China é deficitária em R$ 2 527 bilhões. "No comércio com a China, tradicionalmente o Brasil é superavitário, mas tem déficits sazonais nos primeiros meses do ano. A tendência é ter superávit ao longo dos próximos meses do ano, quando a soja entrar de maneira mais significativa", espera Brandão.