Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017

Movimento de mercadorias no Porto de Santos tem ligeira queda de 0,1%
Por: Diário de Pernambuco
Postado em: 03/11/2016 as 17:10:52

Por meio de nota, o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, afirmou que “a marca demonstra a estabilidade do Porto de Santos, lembrando que, no ano passado, houve um ponto fora da curva, que foi o excesso de demanda de milho no período”. Este item da pauta de exportação chegou a ocupar a segunda colocação, desbancando a soja, com alta de 78%, no ano passado, com aquecimento gerado pelas encomendas dos Estados Unidos. No entanto, neste ano, o milho já apresentou uma baixa de 18,5%.

No total, a exportação cresceu 1,8% no acumulado do ano até setembro sobre uma alta bem mais expressiva, no ano passado (11,2%). Entre os produtos com destaque estão o açúcar (alta de 18%) e o complexo soja com crescimento de 8%. Também aumentou o volume de exportação da carne bovina (10,5%) e dos sucos cítricos (8%). No movimento de entrada de produtos estrangeiros, a maior participação foi o adubo, com 2,3 milhões toneladas e alta de 38,8%, seguida do gás liquefeito de petróleo (38,7%), do trigo (46,9%), da soda cáustica (12,7%) e da amônia (10,3%).

Exportações
O porto de Santos teve uma participação de 28,9% na balança comercial do país, com US$ 70,1 bilhões. Em exportações, o valor atingiu US$ 39,9 bilhões e nas importações, US$ 30,2 bilhões. Os principais parceiros comerciais continuam sendo a China e os Estados Unidos.

E entre os itens de maior valor das vendas externas que passam pelo terminal estão a soja, com uma participação de 13,2% e destino, principalmente, para China, Tailândia e Taiwan; o açúcar, com 11,6%, tendo como os maiores mercados a Índia, China e Argélia; e o café em grãos (7%), comprados pelos Estados Unidos, Alemanha e Itália.

O óleo diesel foi um dos principais produtos vindos de fora do país com uma participação de 1,89% e encomendado dos Estados Unidos, Suiça e Reino Unido.

Movimento de setembro
Em setembro, o Porto de Santos registrou movimento de 9,90 milhões de toneladas, o que significa uma queda de 9,9% em comparação com igual mês do ano passado. Neste mesmo período, em 2015, tinha sido registrada a quinta maior movimentação mensal histórica com 11 milhões de toneladas. As exportações, no mês passado, alcançaram 6,86 milhões toneladas, 17,1% a menos que o registrado em setembro de 2015 (8,28 milhões t). Já as importações atingiram 3,04 milhões de toneladas, com aumento de 11,9% sobre o mesmo mês do ano passado (2,71 milhões toneladas).