Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017

Antaq apresenta Sistema Eletrônico de Informações a autoridades portuárias
Por: ANTAQ
Postado em: 25/10/2016 as 14:49:08

Segundo o secretário-geral da ANTAQ, Joelson Miranda, o objetivo da apresentação é aumentar a cooperação com os demais órgãos públicos a fim de obter mais eficiência e menos burocracia: “A ideia é cooperar para que esses órgãos façam a implementação (do SEI!) e, com isso, possam aumentar sua eficiência administrativa, reduzir o tempo na tramitação de processos e diminuir custos”, contou. E prosseguiu: “A nossa participação é ser um ator mais proativo, atuando como um facilitador dessa melhora do uso dos recursos públicos”.

Para Eleidimar Silva, representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o sistema traz grandes benefícios para quem o utiliza: “O nosso Ministério é responsável pelo Processo Eletrônico Nacional (PEN), que tem várias iniciativas, sendo uma delas o SEI. A nossa meta no governo federal é que em outubro de 2017 todas as instituições públicas federais já estejam utilizando o sistema e aproveitando todos os benefícios e resultados positivos que nós já constatamos com a utilização da ferramenta, como a redução do uso do papel, a diminuição do tempo de espera e o aumento da produtividade”, disse. O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4) e é cedido gratuitamente para instituições públicas.

Para o representante da Codesa e diretor de Infraestruturas e Operações do Porto de Vitória, Guilherme Magalhães, que assistiu à apresentação, a implementação do sistema traria mais praticidade nas gestões e na administração dos portos brasileiros: “A aplicação do SEI nas autoridades portuárias está de acordo com o programa de modernização de gestão portuária. A expectativa é dar mais agilidade nas tomadas de decisão, bem como na análise dos processos portuários, garantindo assim a competitividade do setor”, afirmou Guilherme.

A ANTAQ passou a usar o sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos (SEI) em janeiro de 2016, após firmar acordo com no Ministério do Planejamento. Hoje, no âmbito do governo federal, cerca de 90 órgãos e entidades federais já aderiram ao SEI. Desses, pelo menos 30 já estão utilizando o sistema e outros 60 estão em processo de implantação.