Terça-Feira, 28 de Fevereiro de 2017



Notícias
Ajustar texto:

Federação

Legislação Previdenciária

  • IN 45 INSS
  • IN 77 INSS
  • IN 69 INSS

Legislação Trabalhista

Itajaí não receberá navios de cruzeiro nesta temporada
Por:
Postado em: 30/08/2016 as 17:12:44

As limitações do próprio píer, entretanto, tornaram a missão impossível: os seis únicos transatlânticos que operarão na costa brasileira nesta temporada têm dimensões maiores do que comporta a estrutura de Itajaí.

As dificuldades para este verão já eram previstas, e não apenas por aqui. O Brasil teve uma queda vertiginosa no número de navios de cruzeiro nos últimos anos, resultado de questões burocráticas confusas e custos altos de operação em comparação com outros países.

Para ter uma ideia do volume da perda, em 2012 havia 21 transatlânticos operando na costa brasileira _ três vezes mais do que no próximo verão. Naquele ano, Itajaí contabilizou 34 escalas de três armadores diferentes, que trouxeram à cidade mais de 57 mil passageiros.

A solução existe

A debandada deve atingir não apenas a cidade, mas também municípios do entorno para onde muitos passageiros de transatlânticos se deslocavam durante as paradas em Itajaí. Como Blumenau e Brusque, por exemplo. As limitações de estrutura para receber transatlânticos em Itajaí serão sanadas com a construção de um novo píer, junto à Vila da Regata, nos fundos do Centreventos. O projeto prevê espaço para receber os maiores navios de turismo em operação.

A alteração teria que ser feita de qualquer forma: com as obras da nova bacia de evolução, será necessário demolir o píer atual.

O problema é que o município não pode cuidar desse assunto sozinho. Desde que entrou em vigor o novo marco regulatório dos portos, em 2013, todas as decisões em relação a áreas portuárias são tomadas em Brasília – o porto não pode, por exemplo, licitar um arrendamento por conta própria, como fez para a construção da Marina Itajaí antes da mudança na lei.

O projeto já chegou a ser apresentado à Secretaria Especial de Portos (SEP), mas ainda não caminhou. A situação complica porque a secretaria está acéfala desde o afastamento de Dilma Rousseff (PT).




termos MPT/PGT

Acesso Restrito

  • Balancetes
  • Prestação de Contas
  • Atas

Sindicato dos Estivadores






contato : 61 3224.1599 / 3323.2242
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTIVADORES
SCS - QUADRA 01 BLOCO "G" SALA 506 - EDIFICIO BARACAT
CEP 70309-900 - BRASILIA/DF
SIGA-NOS
© 2015 FNE - Todos os direitos reservados.