Segunda-Feira, 27 de Março de 2017

TST TENTA ACORDO E PEDE FIM DA GREVE DOS ESTIVADORES DE SANTOS
Por: G1 Santos
Postado em: 14/07/2016 as 09:20:43

O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho se reuniu com representantes de empresas da Câmara de Contêineres do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e do Sindicato dos Estivadores de Santos (SindEstiva) nesta sexta-feira (8), em Brasília, para tentar conciliar a situação.

Os estivadores fizeram diversas paralisações no Porto na última semana para protestar um acórdão que determina que as operações devem ser feitas com 66,66% de estivadores vinculados e somente 33,33% de avulsos. Antes, a divisão era pela metade.

O ministro pediu ao presidente do SindEstiva, Rodnei Oliveira da Silva, um fim ao estado de greve e o cumprimento do acórdão. Segundo o Sopesp, o ministro disse que não há chances das operações voltarem ao patamar de divisão anterior.

Também foi concedido o direito de representantes do sindicato fiscalizarem as operações nos terminais do Porto para garantir que os estivadores avulsos componham 33,33% dos trabalhadores escalados. As empresas deverão apresentar um relatório aprofundado, com informações do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), para comprovar que estão cumprindo a determinação.

Os estivadores farão uma nova assembleia para discutir as decisões nesta terça-feira (12), às 9h. O ministro marcou uma nova reunião entre as partes no dia 15 de junho para continuar as negociações.